top of page

5 Melhores Formas de Comunicar com os Operadores Turísticos Locais

  • Foto do escritor: Catarina
    Catarina
  • 8 de mar.
  • 4 min de leitura

Nem sempre é fácil encontrar o melhor operador para as nossas actividades quando estamos de férias, não é verdade? Há muita variedade e muitos preços, na realidade há preços para todas as carteiras, no final o que importa é ter uma dia bem passado quer seja com os amigos, família, e descobrir algo novo sobre onde estamos. Selecionámos cinco formas de comunicar com os operadores turísticos (e ainda uma dica extra) para o ajudar na sua pesquisa.





Pesquise antes de reservar

Antes de entrar em contato com qualquer operador turístico local, faça uma pesquisa no site, mídia social ou avaliações on-line. Procure informações sobre seus serviços, preços, políticas e reputação. Isso ajudará a evitar golpes, mal-entendidos ou decepções. Também pode comparar diferentes opções e escolher a que se adapta ao seu orçamento, preferências e horário.


Além dos pontos mencionados acima (preços, políticas, reputação, etc.), avalie sua paixão por viagens e avalie o quanto eles se sentem apaixonados por sua cidade / região.


 

⭐⭐⭐⭐⭐ Preparado para Explorar Portugal? Desfrute dos nossos passeios privados com um guia local.

 

Envolver-se com fóruns, blogs de viagens ou grupos de mídia social permite-lhe reunir diversos insights e dicas valiosas. Além disso, explorar fóruns locais ou plataformas específicas do destino pode fornecer detalhes diferenciados sobre o desempenho da operadora de turismo, garantindo uma compreensão mais abrangente antes de iniciar o contato. Essa abordagem de pesquisa multifacetada aprimora o seu processo de tomada de decisão e contribui para um planeamento de viagem bem informado e satisfatório.


Os serviços e preços desempenham um papel importante, pois a maioria das operadoras não fornece os serviços prometidos ou adquiridos pelo cliente. Hoje em dia, os operadores que possuem forte reputação no mercado turístico, consideram os clientes como garantidos por não prestarem serviços à altura.


Use uma linguagem clara e simples

Quando entrar em contact com um operador turístico local, seja por e-mail, telefone ou bate-papo, use uma linguagem clara e simples. Evite gírias, expressões idiomáticas ou jargões que possam confundi-los. Seja educado e respeitoso, e use cumprimentos formais e saudações. Se não fala o mesmo idioma, use uma ferramenta ou aplicativo de tradução confiável ou peça um intérprete, se possível. Confirme os detalhes da sua reserva, como data, hora, local e forma de pagamento, e solicite um e-mail ou mensagem de confirmação.


Evite jargões ou frases excessivamente complexas para garantir que suas mensagens sejam facilmente compreendidas. Essa abordagem promove uma comunicação eficaz, reduzindo o risco de mal-entendidos e garantindo que ambas as partes estejam na mesma página.


Seja flexível e adaptável

Às vezes, as coisas podem não sair como planeado quando se reserva um passeio ou atividade com um operador local. Pode haver problemas climáticos, atrasos no trânsito, cancelamentos ou alterações no itinerário. Seja flexível e adaptável, e não fique irritado ou frustrado. Comunique-se com o operador e tente entender sua situação e perspetiva. Eles podem oferecer uma solução alternativa, um reembolso ou uma compensação. Tenha a mente aberta e esteja disposto a se comprometer e aprecie os seus esforços para tornar sua experiência agradável.



Dê feedback e dicas

Após o seu passeio ou atividade, dê feedback e dicas para o operador local. Diga-lhes o que você gostou e o que você não gostou, e como eles podem melhorar seu serviço. Seja honesto e construtivo, e evite ser rude ou duro. Você também pode deixar um comentário no seu site ou mídia social, ou recomendá-los a outros viajantes. Se gostou da sua experiência, também pode dar gorjetas de acordo com o costume local e o seu nível de satisfação.


Esta é a melhor parte de dar feedback porque outras pessoas ficam a saber sobre os operadores turísticos, o que pode ajudar as pessoas a selecionar o melhor operador para a viagem. Além disso deixar um comentário também é uma forma de gratificação para com o guia.

Um bom operador local sempre receberá feedback e críticas construtivas e também responderá geralmente ao seu feedback. A maioria, geralmente, conta com o feedback para ajudar no desenvolvimento da equipa, melhorar produtos ou apoiar melhorias com os seus parceiros e/ou fornecedores locais. Ao contrário das operadoras internacionais, é provável que sejam uma equipe pequena e, muitas vezes, tenham apenas uma ou duas pessoas nos bastidores que estão em posição de compartilhar seus comentários ou agir.





Mantenha-se em contato

Se quiser reservar outro passeio ou atividade com o mesmo operador, ou precisar da sua assistência para qualquer outra coisa, fique em contato com eles. Pode usar o mesmo canal de comunicação que usava antes, ou segui-los em suas redes sociais. Também pode enviar uma nota de agradecimento ou uma lembrança do seu país de origem. Isso o ajudará a construir um relacionamento e uma confiança com eles, e tornar sua comunicação futura mais fácil e suave.



Aprenda com sua experiência

Finalmente, aprenda com a sua experiência de comunicação com operadores turísticos locais. Reflita sobre o que funcionou bem e o que não funcionou, e como você melhorar as suas habilidades e estratégias de comunicação. Partilhe dicas e insights com outros viajantes que podem enfrentar desafios semelhantes. Ao comunicar-se eficazmente com os operadores turísticos locais, pode melhorar a sua experiência de viagem e descobrir novos aspetos do destino.


Se tiver algum tipo de problema, pode direcionar as informações ao operador turístico, num e-mail por exemplo, para que eles possam resolvê-lo, pois também desejam oferecer o melhor serviço aos clientes, para que possam construir mais confiança, vincular e gerar mais negócios.


Outros pontos a considerar

Se estiver estabelecido contacto antes de chegar ao destino, não se esqueça de que pode haver uma diferença de horário e, portanto, pode não receber uma resposta imediata. Como exemplo: dois clientes, um na costa oeste dos EUA e outro na Austrália. Nenhum dos dois está no mesmo fuso horário que o operador, o que significa que todos os seus contactos chegam fora do horário de trabalho e muitas vezes a meio da noite.




⭐⭐⭐⭐⭐ Gostou deste artigo? Deixe a sua opinião abaixo nos comentários. Para ver os nossos passeios entre em contacto.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Tours de meio dia
Sintra

Lisboa

Fátima (Santuário)​​​

Contactos

Sintra
Telf: (+351) 968 327 322

MoonShadow Tours | Clean&Safe
  • Facebook | MoonShadow Tours
  • Instagram | MoonShadow Tours
  • Linkedin
  • TripAdvisor | MoonShadow Tours
  • Yelp | MoonShadow Tours

©2019 by MoonShadow Tours. Proudly created with Wix.com

bottom of page