Certamente algumas das primeiras questões que coloca a si próprio quando planeia umas férias a um país desconhecido serão: motorista ou guia? Qual é a melhor opção para mim?
Transformar um dia aborrecido de transfer numa viagem de um dia com quem sabe os melhores lugares para ver, é uma óptima maneira de maximizar o seu tempo e ver alguns locais ao longo do caminho. Estes locais não requerem necessariamente um dia inteiro e pode escolher as suas paragens ou ter uma boa conversa com o guia para o ajudar a escolher as melhores paragens possíveis, os melhores lugares para comer, de acordo com os seus interesses e da sua familia.

A comparação de preços torna-se difícil, pois há muitos factores envolvidos: distância, portagens, tempo na estrada, tempo em cada local, inclusões, tipo de veículo utilizado, etc... Vejamos mais em detalhe cada um destes factores que todos os guias têm de considerar quando lhe apresentam o preço final de um tour.
A estrutura do preço
Planear as suas férias de sonho começa muitas vezes por encontrar o pacote turístico perfeito, mas compreender os factores que influenciam o preço de uma viagem pode ajudá-lo a tomar uma decisão mais informada. Quer esteja a explorar as ruas movimentadas de uma grande cidade, a relaxar numa praia tropical ou a fazer caminhadas por montanhas escarpadas, vários elementos como o destino, a duração da viagem e o horário podem ter um impacto significativo no custo. Vamos analisar os principais factores que afectam os preços das viagens, oferecendo informações que o ajudarão a fazer um orçamento sensato e a garantir que obtém o melhor valor para a sua experiência de viagem.
Utilizaremos como exemplo uma visita guiada ao Vale do Douro, uma das visitas mais populares e requisitadas no Porto.
Privado ou em Grupo?
O primeiro fator diferenciador, e o mais fácil de perceber, é se a visita é feita em grupo ou se é uma visita privada. Numa excursão em grupo (mesmo em grupos pequenos), os viajantes têm de seguir um itinerário pré-estabelecido que só pode ser alterado com o acordo de todos os participantes, enquanto numa excursão privada, o itinerário é construído de acordo com as indicações fornecidas pelo cliente e, na maioria dos casos, pode ser ajustado ao longo do percurso. Além disso, uma visita de grupo segue normalmente os itinerários mais óbvios, enquanto uma visita privada é mais flexível e avança ao ritmo do cliente.
Provas de Vinho Local
O segundo fator depende das adegas que os viajantes visitam e do tipo de prova de vinhos que está incluída em cada uma delas. Aqui, os preços podem variar entre 7,50€ e 150€, ou mais, por pessoa 😱.
Os guias também podem ajudá-lo com diferenças culturais e barreiras linguísticas. Viajar com um guia local permite-lhe vivenciar Portugal da forma mais autêntica possível. Aprecie e compreenda a cultura local de forma mais profunda e não se esqueça que também darão um toque pessoal à sua estadia.
O Veiculo utilizado
Outros factores estão relacionados com o carro utilizado, o conforto e as comodidades oferecidas, o nível de conhecimentos e outras competências e aptidões pessoais do guia e o nível de atenção dado aos clientes. Todos estes factores têm um grande impacto nos custos obrigatórios de todas as excursões, tais como: licenciamento, seguros, manutenção do carro e formação profissional, entre outros.
Outros factores a ter em conta
Por último, mas não menos importante, nas viagens privadas personalizadas, os preços também devem considerar o tempo necessário para todas as tarefas administrativas, como o planeamento e a programação, bem como o processo de perguntas e respostas entre o guia e os viajantes. Compreender corretamente as necessidades e os desejos dos viajantes e elaborar um plano que satisfaça as suas expectativas é um trabalho árduo, principalmente porque não se tem qualquer garantia de que eles acabarão por reservar consigo. É por isso que, independentemente de reservar ou não com um guia, os utilizadores de grupos devem estar gratos aos guias que estão disponíveis para responder a perguntas e esclarecer dúvidas, mesmo quando o fuso horário o torna particularmente difícil.
Também é justo lembrar que os guias turísticos, um pouco como as formigas, têm de trabalhar mais e poupar dinheiro durante a época alta para poderem sobreviver durante todo o ano.
Por isso, quando um viajante publica ou envia uma mensagem a perguntar se um determinado preço é um valor justo para uma excursão, sem considerar todos os factores acima referidos, torna-se frustrante, para o próprio guia, perceber que todos os comentários que se seguem giram estritamente em torno do dinheiro, ignorando todos os esforços do guia para se destacar.
A comparação das viagens estritamente com base no preço pode levar a mal-entendidos sobre o que está a receber pelo seu dinheiro, à perda global de qualidade, uma vez que as viagens tendem a tornar-se economicamente mais competitivas e, paradoxalmente, ao aumento dos preços das viagens mais básicas e acessíveis, uma vez que todos os guias tenderão a competir como se o mercado dos viajantes fosse o mesmo.
Sabemos perfeitamente que também há a diferença monetária entre países e por muito que queiramos satisfazer a todos é-nos impossível trabalhar por valores demasiado baixos.
Tudo isto não faz sentido quando existem guias turísticos e clientes em número mais do que suficiente para acomodar todas as gamas de preços.
Então, como é que os viajantes devem lidar com todas as ofertas e com as amplas gamas de preços?
Não há uma resposta fácil, mas o feedback de outros viajantes é um bom ponto de partida.
A interação direta com o guia é também um bom indicador do que está a receber pelo seu dinheiro (aprendizagem, transparência, resposta às suas perguntas e capacidade de resposta às suas necessidades e interesses são bons indicadores do que vai receber pelo seu dinheiro). Além disso, os melhores guias aconselham-no com base no seu orçamento (um roteiro com muitos ponto de visita nem sempre significa visitar muitos com qualidade) e/ou nos seus interesses - um fã de história e um entusiasta do vinho quererão características diferentes numa excursão.
E se os viajantes suspeitarem que estão a ser cobrados em excesso, sugiro-lhes que "anunciem" a excursão, juntamente com a data pretendida e todas as características que inclui. Dessa forma, poderiam receber várias propostas e depois decidir qual delas se adequaria melhor às suas necessidades e orçamento.
O Serviço Prestado
O tipo de serviço que recebe também é diferente entre condutores e guias:
O motorista limita-se a conduzi-lo pelos locais que escolher. É um serviço mais económico, mas se estiver bem preparado com antecedência compensa, pois pode visitar o que quiser e ao ritmo que tiver estabelecido previamente.
O guia fará sugestões sobre os locais que potencialmente lhe interessam, a estação do ano, a altura do dia, etc... e estará também ao seu lado durante todo o dia. O trabalho do guia é substancialmente maior, devido a todo o trabalho de preparação prévio e também durante o dia. Por isso, há um prémio em relação ao motorista.
Alguns conselhos finais:
Por questões de segurança, certifique-se de que está em conformidade com os regulamentos locais. Por exemplo: um operador turístico ou guia turistico deverá ter a licença RNAAT. Apenas as empresas e/ou indivíduos com a licença RNAVT estão autorizados a efetuar transbordos directos e outras marcações como alojamento voos, etc. Informe-se sempre junto dos seus guias sobre estas licenças, uma vez que uma é mais abrangente do que a outra.
Não compare apenas com base no preço e saiba que existe uma diferença entre um condutor e um guia turístico; e o custo das licenças - e consequentemente a cobertura que os diferentes guias oferecem.
Obtenha sempre recomendações pessoais de outras pessoas sobre os guias. Os comentários podem ajudar e se mesmo assim tiver duvidas pode sempre contar diretamente a empresa e avaliar se estar a ser bem recebido e informado sobre o que pretende.
Reserve com bastante antecedência (2-3 meses no mínimo) para conseguir os melhores guias.
Comments