top of page
Foto do escritorCatarina

Melhores lugares para compras em Lisboa

Atualizado: 6 de dez. de 2024

A zona comercial de Lisboa é uma experiência diferente de qualquer outra, com lojas especializadas e peculiares, boutiques de luxo e grandes centros comerciais. Embora seja considerada uma cidade repleta de monumentos históricos, Lisboa tem muito para oferecer aos amantes do comércio que têm a sorte de visitar a de Lisboa.



Arranje espaço na sua mala, porque estamos a analisar os cinco melhores locais para fazer compras que lhe vão roubar o coração e adicionar à sua coleção de viagens. Para o ajudar a navegar na agitada cultura de retalho de Lisboa, entre em contacto com os nossos guias locais e experientes e crie a derradeira aventura de compras pessoal.



Centro Comercial Vasco da Gama

Comece a sua aventura de compras em Portugal no Centro Vasco da Gama, onde a arquitetura se encontra com o conforto. Este centro comercial é o resultado das renovações de Lisboa em 1998, durante a Exposição Mundial. O seu nome é uma homenagem ao famoso explorador e marinheiro português Vasco De Gama.


Dizer que este centro comercial tem tudo não é um exagero. É o segundo maior centro comercial de Lisboa, com três pisos, mais de 50 restaurantes, 10 salas de cinema e umas impressionantes 164 lojas de retalho. Passe um dia inteiro a passear pelas boutiques locais e lojas internacionais como Calvin Klein, Guess e H&M. Se a sua visita o deixar com fome, está com sorte. O piso da restauração tem de tudo, desde cozinha italiana, a cafés artesanais, cafés clássicos e os favoritos de fast food americanos.


Do terraço, pode desfrutar de vistas sobre o rio Tejo e o Parque das Nações, o bairro que transformou a zona oriental de Lisboa numa metrópole moderna. Também se tem uma vista panorâmica da ponte Vasco da Gama, a maior da Europa até à data. Passe pelos jardins temáticos náuticos e pelo Oceanário, onde encontrará lembranças únicas perto e dentro do mundialmente famoso aquário.


 

⭐⭐⭐⭐⭐ Desfrute deste passeio pela Cidade de Lisboa com um guia local, saiba mais através dos nossos tours privados.

 

Alfama


Há uma razão pela qual os locais e os visitantes não conseguem parar de elogiar Alfama. Para além da comida saborosa e da história fascinante, há moda, beleza e cultura raras. Se der por si a caminhar por ruas sinuosas e encostas, aqui estão alguns locais que tem de visitar. Em primeiro lugar, a Loja dos Descobrimentos, a casa da cultura do azulejo em Lisboa. Também conhecidos como Azulejos, os azulejos portugueses têm um legado que atravessa séculos. Foram trazidos do Egito durante o século XIII, mas adoptaram a arte portuguesa ao longo dos anos.


Na Loja, irá descobrir uma variedade de azulejos tradicionais feitos localmente, cerâmicas pintadas à mão e peças de recordação únicas. Dirija-se à parte de trás da oficina para ter uma experiência completa, onde pode observar de perto o fascinante processo de fabrico de azulejos.


Uma coisa pela qual Alfama é conhecida são as suas lojas de artesanato. A Arte de Terra tem uma seleção de antiguidades de nicho e artesanato cultural, como os seus tapetes portugueses habilmente feitos. Até têm uma coleção de marionetas excêntricas que darão uma boa história. Para os amantes da poupança, vá a Alfama às terças e sábados e encontrará a Feira da Ladra. É uma óptima oportunidade para interagir com os vendedores locais e escolher entre uma grande variedade de arte vintage em segunda mão, vestuário, azulejos, livros, selos e mobiliário.


Deseja lembranças turísticas que gritem “Eu adoro Lisboa”? Dirija-se à Alfama Shop, que tem de tudo, desde cartões de oferta e artigos de papelaria com temática de azulejos até à divertida decoração em forma de peixe. Os artigos mais populares incluem os seus famosos aventais “Miss Edite”, cestos feitos à mão e cachecóis. Alfama pode ser uma viagem vertiginosa, mesmo para viajantes experientes, por isso explore o bairro como os locais o fazem com a sua visita guiada personalizada a Alfama.





Livraria Ler Devagar

Ler Devagar, é uma livraria elegante que fala da cultura literária de Portugal. De facto, Portugal tem a livraria em funcionamento mais antiga do mundo, a Livraria Bertrand, que está em funcionamento desde 1732, embora tenha mudado de local e de proprietário ao longo do tempo. A Ler Devagar era um armazém industrial de têxteis e foi transformada numa das mais belas livrarias do mundo. Está repleta de encantadores trabalhos em metal, incluindo um caprichoso ciclista com capa. Para chegar à coleção de livros no teto, suba as escadas brancas estruturais e encontre bestsellers locais e internacionais.



Para além da exposição deslumbrante e dos livros que se centram na criatividade e nas artes, a Ler Devagar acolhe uma série de programas culturais que destacam a música, a dança e o teatro locais, bem como debates e conferências. Depois de escolher alguns dos seus favoritos, aconchegue-se no café e saboreie um Bolo da Marta, um bolo de merengue cremoso e fofo coberto com frutas frescas.


A livraria está aberta das 12:00 às 12:00, mas aos domingos, acolhe um mercado de antiguidades, por isso tenha isso em atenção. Se não se cansar da cultura livreira de Lisboa, passe pela Livraria Bertrand e pergunte ao seu guia sobre o rico legado literário de Lisboa.



Loja Das Conservas


Com mais de 300 variedades de conservas de peixe, a Loja Das Conservas é uma entrada estranha mas necessária nesta lista. Desde a cavala ao atum e à tilápia, a magnitude do seu stock significa que há algo para toda a gente, mesmo para os novatos em conservas de peixe. Ao passear pelo famoso mercado, ficará a conhecer um lado diferente de Lisboa, que celebra a importância que o marisco tem tido na economia e na cultura portuguesas. As conservas de peixe têm vindo a ganhar importância desde que se tornaram uma indústria viável em meados do século XIX. Atualmente, é possível encontrar conservas de peixe representativas de todas as regiões de Portugal.

A exposição encantadora, a arte vintage e o delicado papel de embrulho feito à mão fazem-nos sentir como se estivéssemos num armazém dos anos 50. Se perguntar aos habitantes locais, eles dir-lhe-ão que Minerva, Nuri e Cantara são algumas das marcas mais populares. Produtos comuns como o paté de atum contrastam com selecções ricas como o polvo em alho e azeite. As latas são finas e o peixe foi submetido a um processo de conservação, pelo que é a recordação perfeita que durará muito tempo após a sua viagem.





Mercado da Ribeira: Timeout Food Market


Faça compras enquanto come no bairro do Cais do Sodré, onde se encontra o Timeout Market. Este espaço gastronómico é onde a cozinha portuguesa realmente brilha. Foi inaugurado e cuidadosamente organizado pela equipa de gastronomia do Time-Out em 2014, e alberga mais de 48 bares, lojas, bancas de comida e cafés. Cada barraca apresenta talentosos chefs locais e internacionais e ingredientes que pode usar para criar os seus próprios pratos inspirados em Lisboa. Embora o Timeout seja um mercado moderno, está localizado no Mercado da Ribeira, um edifício histórico conhecido por albergar um mercado tradicional construído em 1890. Se está a pensar quais são as bancas que servem a melhor comida, a resposta é todas elas. Cada vendedor tem uma classificação de cinco estrelas, por isso pode passar o dia a provar o melhor que Lisboa tem para oferecer.


Para além da comida, há uma excelente seleção de vendedores de vinho, como a Garrafeira Nacional, onde pode comprar uma garrafa do autêntico vinho do Porto português. A Vida Portuguesa oferece produtos de design local, como sabonetes gravados, marmelada, cestos, livros, lápis vintage e artigos de marca.


Para aqueles que querem cozinha com estrelas Michelin, encontram-na aqui. Algumas bancas são geridas por chefes locais conceituados, como Miguel Castro e Silva, Marlene Vieira, Alexandre Silva e Henrique Sá Pessoa. Também há petiscos simples como pizzas, hambúrgueres e pastelaria. Pode até desfrutar de uma sobremesa clássica de Pasteis de Nata que é tão boa como as de Belém.



5 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page