Os guias de turismo planeiam e implementam atividades programadas para os hóspedes de um estabelecimento ou passeio. Eles organizam um itinerário padrão, fazendo pequenos ajustes com base na demografia e nas preferências do grupo, eles informam os turistas sobre as práticas comuns, a história e os atos proibidos de um local. Já os guias turísticos são pequenos livros com roteiros e dicas de viagem, restaurantes e alojamentos. Mas qual será realmente o papel de um Guia de Turismo?
Para começar é a designação correcta é "Guia de Turismo" e não "Guia Turístico" embora seja a expressão mais usada, mas esta apenas se refere ao catálogo, folheto ou roteiro impresso, que têm o objetivo divulgar e promover uma região turística (município, estado ou país), ou seja, é o material impresso que é fornecido ao turista.
Já o Guia de Turismo é o profissional capacitado para receber, conduzir, orientar e dar assistência a pessoas e grupos, durante o transfer, passeios, visitas e viagens em âmbito local, regional, nacional e internacional. É uma profissão regulamentada pelo Decreto-Lei 16/71, de 26 de Janeiro - onde se publica o Regulamento das Actividades de Informação Turística - entretanto revogado e em vigor está agora o Decreto-Lei n.º 108/2009 de 15 de Maio, estabelecendo as condições de acesso e de exercício da actividade das empresas de animação turística e dos operadores marítimo-turísticos.
Dica: Todos os operadores devem ter uma licença do Registo Nacional de Turismo, se tiver duvidas sobre se a empresa ou profissional está habilitado peça para ver a licença. As Empresas de Animação Turística devem ter o RNAAT enquanto que as Agencias de Viagem devem ter o RNAVT.
Características essenciais do profissional
Hoje em dia um guia de turismo é também um animador. A animação turística é o conjunto de actividades culturais, lúdicas, desportivas, de convívio e recreio, que são oferecidas aos turistas pelas diversas empresas do sector.
Existem vários estudos que referem que um bom animador turístico deverá ter 14 características principais:
Excelente comunicador
Ser criativo dinâmico e espírito de líder
Ter forte capacidade de adaptação
Ser organizado
Dominar técnicas e recursos
Estar em permanente aprendizagem
Ter capacidade de improviso
Ter capacidade de pedagógica
Ser tolerante
Ser observador
Ser simpático e amável
Ser aglutinador de grupo
Ser entusiasta
Ser resistente física e psicologicamente
Para além destas eu ainda adicionaria a Pontualidade, pois os horários devem ser cumpridos, e a Responsabilidade porque lidamos com pessoas e temos de garantir a sua segurança.
O trabalho de um animador turistico começa muito antes da actividade em si, sendo fundamental o "trabalho de casa", isto é, não basta apenas ter uma licença e ir para a rua, há que analisar a concorrência, saber em quê que podemos inovar, ver o que o publico procura, organizar as actividades e divulgá-las nos canais próprios, e claro, estudar! Sim, é preciso estudar muito. Estar em constante aprendizagem é muito importante, todos os dias nos colocam perguntas ás quais devemos saber responder, daí que o estudo deva ser constante.
Só depois disto é que começa realmente o trabalho do animador: guiar os grupos, contar historias, gerir conflitos nas equipas e ás vezes até no grupo quando este junta vários grupos de pessoas, há que ser mesmo muito paciente e imaginativo. Por esta razão, e porque também prefiro trabalhar com grupos pequenos, não costumo juntar vários grupos. Mas isto fica ao critério de cada um.
O Papel de um Guia de Turismo
Como qualquer pessoa que já tenha feito visitas guiadas certamente sabe, o trabalho vai muito além de simplesmente ser um especialista repleto de fatos. Um guia completo é um ótimo contador de histórias e líder de grupo que muitas vezes ocupa o papel de anfitrião, educador, artista, oficial de segurança, historiador, fotógrafo, conselheiro, navegador, naturalista, representante de atendimento ao cliente, pai, amigo e muito mais. mais.
Um guia turístico desempenha muitas funções, incluindo desde líder de viagem até fotógrafo de grupo.
O guia cumpre a importante responsabilidade de proporcionar a experiência aos seus hóspedes, e o quão bem eles desempenham essa responsabilidade pode ter um impacto significativo no seu negócio de viagens. Por exemplo:
Impacto na experiência dos viajantes: Os seus guias turísticos podem fazer a diferença na experiência de um viajante. Um guia bem treinado sabe como traçar um roteiro turístico e transformá-lo em uma experiência extraordinária que será ainda mais especial para cada hóspede, uma parte inesquecível de sua viagem que eles lembrarão para sempre.
Impacto na reputação da empresa: Treinar os guias para proporcionar essas experiências altamente positivas também terá um impacto positivo na reputação da sua empresa. Uma experiência positiva inspira seus convidados a elogiar seus familiares e amigos pessoalmente e nas redes sociais, deixar avaliações cinco estrelas sobre sua empresa on-line e talvez até voltar para ver mais. Por outro lado, uma experiência negativa proporcionada por um guia inexperiente e pouco treinado pode ter implicações negativas significativas na forma de reclamações de clientes, avaliações negativas ou algo pior.
⭐⭐⭐⭐⭐ Agora que descobriu a diferença e as vantagens que pode obter ao fazer uma passeio com um Guia de Turismo veja que serviços lhe podemos oferecer para lhe proporcionar um dia único.
Comments